sábado, 12 de junho de 2010

Influência dos EUA na América Espanhola


Levando como base a Doutrina Monroe os Estados Unidos tinham grandes interesses em não deixar a Europa colonizar os paises da América Espanhola.

Os Estados Unidos influenciaram em varias guerras de independência da América espanhola no objetivo de moldar as Américas ao seu gosto retirando as metrópoles européias do seu continente americano. Basicamente os paises guerriavam pela independência e os EUA depois os davam os recursos para erguerem a sua infra-estrutura e não serem reconquistados pela Europa.

Um dos paises cujo estados unidos influenciou na independência foi o panamá.O panamá fazia parte da Colômbia cujo estados unidos tinha conversações para se criar o canal do panamá com um pagamento anual a Colômbia.Um dos interesses dos estados unidos nesse canal era a diminuição do tempo na travessia entre o leste e o oeste americano.Porem após a Colômbia rejeitar essa oferta os EUA começaram a incentivar a separação do panamá.Depois de muito tempo houve a independência panamenha e a Colômbia não aceitou essa separação então os EUA defenderam o Panamá e com medo de conflitos a Colômbia acabou desistindo de lutar e então os EUA ganharam o direito de usar o canal do Panamá até 1999.

Outro pais influenciado pelos EUA foi a cuba que era colônia espanhola até 1901 quando tropas norte-americanas a ajudaram a ser independente.Desde então os EUA tinham grande influencia sobre cuba,porém após sua passagem para o lado socialista lado os EUA decretaram um embargo econômico dos outros paises com cuba,mas ela não se importou muito pois ainda comercializava com a União Soviética.Quando a União Soviética chegou ao fim cuba se viu em crise e devido ao embargo não conseguia comercializar com outros paises,mas com o tempo os paises capitalistas ignoraram o embargo e hoje cuba uma ilha desenvolvida de novo.

Porto Rico foi um país colonizado pela Espanha, pórem após perder algumas guerras para os EUA ela foi obrigada a se retirar dando o controle de Porto Rico ao país vencedor, desde então os EUA anexaram essa ilha ao seu território. Hoje quem nasce em Porto Rico tem cidadania norte-americana e as partes relacionadas à defesa, relações com exterior e economia na ilha são governadas pelos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário